Pergunte aqui sua dúvida, deixe seu whats para conversarmos!

14 + 13 =

Melasma

O que é melasma, causas, tipos, tratamentos, , tem cura?

O que é?

O melasma é um distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele, as manchas possuem coloração acastanhadas (marrom), em diferentes formas e intensidades. Normalmente aparecem no rosto, mas também pode surgir no colo, pescoço, áreas que ficam expostas ao sol. O melasma é um distúrbio crônico.

Causas

Não há uma única causa definida, são diversos fatores que podem causar o melasma, entre eles:

  • Alterações hormonais: Não se trata de uma condição exclusivamente feminina, porém são cerca de 90% dos casos de melasma são mulheres. Alterações hormonais como gravidez, uso de anticoncepcional, menopausa podem desencadeia as manchas, isso porque quando os níveis de estrogênios estão elevados a produção de melanina é aumentada.
  • Sol, luz e calor: Exposição ao sol pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos da cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer desencadear o disturdio e fazer com que o melasma retorne, mesmo quem já tratou anteriormente. Fontes luminosas, ou seja lâmpadas em ambientes internos e calor podem ajudar a desenvolver e agravar o melasma.
  • Predisposição genética
  • Fototipo alto, pessoas com peles mais escuras são mais suscetíveis ao melasma
  • Produtos cosméticos que irritem a pele podem causar e piorar o melasma.

Tipos

  1.  Melasma epidérmico, quando a melanina deposita na epiderme, camada mais superficial, é o melasma mais fácil de tratar.
  2.  Melasma dérmico, quando o deposito de melanina dica depositado na derme, camada mais profunda da pele, podendo estar ao lado de estruturas anatônicas como vasos sanguíneos, nervos. O tipo mais difícil de ser tratado.
  3.  Melasma misto, quando o deposito pigmentar, se da na derme e na epiderme.

Tratamento

O melasma infelizmente não tem cura, porem é possivel tratar e controlar a doença.
Os tratamentos mais indicados são os peelings quimicos, despigmentantes cremes com ativos clareadores, luz intensa pulsada, microagulhamento. Para definir o tratamento recomendado é necessário uma avaliação para definir qual é o melhor procedimento.

    Chame no Whats