Vermelhidão, coceiras, escamação, repuxamento, inchaço e até pequenas feridas são sintomas de pele sensível. Essa condição, que pode acontecer em todos os tipos de pele, inclusive na pele oleosa, mas o tipo de pele que mais apresenta sensibilidade é a pele seca.
.
Nossa pele conta com duas barreiras de proteção.
🔹 Barreira física que impede que bactérias e substâncias nocivas de entrarem no organismo, além evitar a perda de água e prevenir a desidratação.
🔹Barreira biológica que é composta por microorganismos, bactérias e fungos “do bem” que formam um ecossistema natural na superfície da pele.
.
A pele pode ficar sensível por diversas razões, por fatores internos e agressores externos:
🔹FATORES INTERNOS:
✔Bebês: 👶 Tem a pele mais finas e a barreira de proteção menor;
✔Idosos:👵 O envelhecimento diminui a barreira de proteção da nossa pele, desidratando mais facilmente, deixando mais seca e sensível.
✔ Desequilíbrio hormonal, provocado por estresse😩 ou acontecimentos específicos como gravidez🤰, ciclo menstrual, puberdade ou menopausa. Pode reduzir a eficácia da função de barreira da pele
✔Dermatite Atópica, acne, a Rosácea,são condições de pele hipersensível.
.
🔹FATORES EXTERNOS:
✔ Ambientais: Frio, calor em excesso, exposição solar, vento, ar seco, poluição;
✔Procedimentos estéticos ou dermatológicos : medicação ou tratamento para acne normalmente deixa a pele sensível, uso de ácidos a além de sabonetes muito adstringentes ;
✔Banhos muito quentes: desidratam muito a pele.
.
O que fazer para minimizar os desconfortos da pele sensível? Beba muita água, use hidratante facial, sabonete e filtro solar específicos para pele sensível!

× Chame no Whats