Popularmente conhecido como cravo, aquelas pontinhos pretos ou brancos na pele, o termo correto é comedão .
Comedões são lesões de acne que aparecem principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) e nas áreas mais oleosas do corpo por exemplo as costas.Surgem por uma aumento da produção de sebo e queratina causando a obstrução dos poros.
Existem dois tipos de comedões:
– Comedão aberto (cravos pretos) tem essa aparência mais escura por conta da oxidação que acontece quando os acúmulos de queratina, células e sebo dentro de um folículo piloso dilatado – os chamados poros abertos – entram em contato com o ar. Além disso, outras impurezas, como poluição do ar e restos de maquiagem também contribuem para esse escurecimento.
– Comedão fechado (cravos brancos) são acúmulos de células da camada córnea (camada mais superficial da pele), dentro dos poros dos pelos, ou folículos pilosos. São bolinhas milimétricas esbranquiçadas, geralmente na face e no tronco.
Um meio de prevenir o surgimento dos cravos é controlar a oleosidade da pele, com produtos específicos para cada tipo de pele, não comedogênicos (que não estimulem a produção de cravos).
Os comedões podem ser retirados com uma boa limpeza de pele, o procedimento feito por profissionais consegue fazer a remoção eficaz.

× Chame no Whats